sexta-feira, 1 de julho de 2011

Divulgada lista de trabalhos selecionados para o Festival de Teatro e Dança Ensaio Aberto - 1ª Edição


Sob a coordenação da Associação Cultural Pororoca de Arari e da Impacto Cia de Artes, o Projeto Ensaio Aberto surgiu como um espaço de articulação entre grupos de arte e em prol da melhoria das condições de jovens da Região da Baixada Maranhense, aonde se concentram baixos índices de desenvolvimento humano, buscando com que os municípios envolvidos expandissem seu universo cultural e pudessem contribuir para o desenvolvimento de suas cidades. Com patrocínio do Programa BNB de Cultura- Edição 2010- Parceria BNDES, essas atividades pontuais se fortaleceram e se expandiram, passando a atuar também na Região do Vale do Pindaré e Semi-Árido Maranhense.
Durante o período de 6 (seis) meses, o diálogo entre identidade e diversidade, indivíduo e coletividade, revelou-se como uma ferramenta necessária para garantir tanto a cidadania artística, como a sobrevivência da diversidade da cultura nesses municípios. Esses diálogos garantiram a realização de Seminários Intermunicipais de Arte e Cultura, Circuitos de Teatro de Bolso, além da participação de profissionais de São Luís (capital do Estado) a partir de diversas parcerias firmadas com as prefeituras e secretarias de cada município.
Através de intercâmbios sistemáticos houve um diálogo mais sólido entre as cias e grupos do projeto e os seus produtores culturais, as instituições públicas e privadas e com a sociedade local, suas comunidades, escolas e movimentos sociais, oferecendo um diálogo entre as diferentes vertentes artísticas existentes nessas regiões, utilizando para isso o suporte coletivo, educativo, social e artístico, focando para um espaço de produção e de intercâmbio de ações interligadas.
Entre os municípios envolvidos estão: Arari, Matinha, Penalva, Olinda Nova do Maranhão, São João Batista, São Vicente Férrer, São Bento, Palmeirândia e Santa Inês. Mais recentemente, passaram a integrar esta rede de trabalho, os municípios de Pindaré e Belágua.
O Festival de Teatro e Dança Ensaio Aberto – 1ª Edição é um trabalho que contemplará a população de Arari-MA e regiões no acesso a oficinas artísticas seguidas de debates que forneçam dados e referenciais positivos à população arariense, pode ser também um instrumento pedagógico para o (re) conhecimento e formação de uma identidade cultural que possa permitir a inclusão social da população, a diversificação e ampliação das opções de formação de cultura para o desenvolvimento sustentável e/ou fonte de renda temporária e permanente para os municípios.
A proposta é a criação de um Festival de Teatro e Dança que se agregue ao calendário cultural como uma prática permanente e de formação de platéias para a produção local e regional, através de pressupostos educacionais, aliando os valores da arte à educação e à cidadania, objetivando estimular a busca por novas linguagens e técnicas artísticas e o reconhecimento e valorização da produção artística e cultural dos grupos de teatro e dança da região da Baixada Maranhense, Semi-Árido e Vale do Pindaré, além de outras produções do Estado. 
Entre as produções selecionadas para compor a programação do Festival Ensaio Aberto - 1ª Edição estão:

Corpo Descartável - Yuri Azevedo
Enigma - Luís Ferreira
Oração - Calabouço Encenações
Veronique - Lindo Ramos (Cia Quarto Cênico)


Além das  apresentações locais e das cias e artistas selecionados de São Luís, também comporão a programação:

Cia Mecenas Expressões Cênicas- Belágua (MA)
Cia Arte&Raízes Criações Cênicas- São João Batista (MA)
Cia Perizes Produções Artísticas- São Bento (MA)
Cia Estearias Produções Artísticas- Penalva (MA)
Grupo Amantes da Paz- Santa Inês (MA)
Grupo Nú Pé D'Ouvido- Santa Inês (MA)
Liberdade de Expressão Cia de Arte- Pindaré (MA)
Cia Ágora de Artes- Olinda Nova do Maranhão
Cia Ganzola de Teatro- São Vicente Ferrer (MA)


O Festival acontecerá de 19 a 21 de agosto em Arari-MA!
Esclarecimentos de dúvidas e outras informações poderão ser obtidas pelos fones: (98)8164-3381 e 8199-5405 e pelo email: festivalensaioaberto@gmail.com.
  





2 comentários:

  1. Eu leio muitos blogues todos os dias. Certamente os de Arari, eu leio muito mais. Ma, este não só estou lendo como estou seguindo pelo meu blogue. Siga o meu também, tenho uma Saudade enorme, de toda essa gente Elegante, que faz belo esse pedaço de chão, chamado ARARI.
    Um abraço afetuso em cada um.
    Gostei do visual do blogue, Belissimo.
    Felicidades, sempre.

    ResponderExcluir
  2. CRONICA DE UMA MORTE ANUNCIADA

    Um trago, um gole , mais uma tragada e uma outra farra. Nas narinas, um fumacê rodopiando, por que a juventude imagina que tudo pode, até mesmo beijar a morte pelos acorde de um porre.

    O álcool, o ópio, o crack, a cocaína, esse rosário ilusionário escancarado à juventude avança, por que esta apresenta-se tropega, como se fosse órfã, covarde, avacalhada, sem rumo, desorientada, sem mantra, sem ideal, afobada e afogada em suas mantucas.

    Um menino sorrir, um outro canta, um outro rebola, debocha, um outro, abusa do reabusar, e assim eles chegam à fama , e sobe aos degraus do populesco, sonhando, desvairando-se, sob aplausos oportunistas, mesclando olhares esquisitos e pensamentos estuprados, dormentes, sem nenhum amparo psico Educacional.

    O álcool, o ópio, o crack, a cocaína, é a via dolorosa rumo ao fracasso, à frustração e ao óbito. Ao jovem cabe virar o olhar pela vida, para o angulo da felicidade, e lapisar os seus desejos, ainda que seja em uma simples folha de papel amarrotado.

    Alguns abrevia a própria vida, por imaginar que o glamour, é a face bizarra dos escândalos. A esses manuéis-de-barro, que acha engraçado ser indecente, imoral, indecoroso, nada lhe resta, senão abraçar-se à sua deusa "Drogas", e fincar-se sepultura abaixo, ainda que seja um artista ou um joão-ninguém.

    E assim, nesse enredo com autoria, como terias o que querias, faz-me crer, que logo logo, se compará maconha em tabacarias.

    Ponto Final

    ResponderExcluir